Erasmus – Mobilidade Job shadowing a Barcelona

No âmbito do programa Erasmus+, três docentes da Escola Brazão de Castro, Ambrósia Nunes, Ilda Jaques e Susana Castro, participaram numa mobilidade de Job Shadowing nos Centros de Formação de Adultos (CFA) Bon Pastor e Trinitat Vella, em Barcelona. Esta experiência proporcionou uma oportunidade única de observar práticas pedagógicas inovadoras, estratégias de inclusão e modelos de intervenção comunitária no contexto da educação de adultos.
Esta mobilidade teve por objetivos observar metodologias de ensino e aprendizagem em contextos de educação de adultos, estabelecer contacto com instituições congéneres para troca de boas práticas, comparar estratégias de intervenção em contextos de vulnerabilidade social e promover o desenvolvimento profissional dos docentes envolvidos.
Os CFA Bon Pastor e Trinitat Vella ficam localizados em bairros periféricos da cidade de Barcelona e desempenham um papel fundamental na reintegração social e educativa de adultos (por vezes jovens ainda dentro da escolaridade obrigatória) em situação de exclusão ou vulnerabilidade. Estes centros oferecem programas de alfabetização, competências básicas, ensino secundário e competências profissionais, como por exemplo preparação para o mundo do trabalho – Projetos de Vídeo e Teatro, com uma abordagem centrada na inclusão, diversidade e empoderamento dos formandos. Das observações efetuadas, verifica-se que, entre as escolas visitadas em Barcelona e o projeto da Escola Básica com Pré-escolar Dr. Eduardo Brazão de Castro, “A Escola vai ao Bairro”, há muitas semelhanças.
A Escola Brazão de Castro, através dos seus docentes, desenvolve projetos de intervenção pedagógica e social em vários Centros Comunitários do Funchal, como os centros da Nazaré, Santa Luzia, Imaculado, Ribeira Grande entre outros. Estas ações envolvem cursos de educação e formação de adultos de formação escolar de nível básico, B3, e nível secundário, atividades de promoção de literacia digital, bem-estar físico e psicológico, cidadania e línguas, através de unidades de formação de curta duração. Esta colaboração/parceria com as entidades locais tem como propósito melhorar a qualidade de vida dos utentes.
Tal como nos CFA de Barcelona, a intervenção da Brazão de Castro aposta numa educação transformadora, capaz de responder às necessidades reais da comunidade, promovendo a equidade, a inclusão e o desenvolvimento de competências essenciais para a autonomia e empregabilidade.
Nesta mobilidade as principais aprendizagens e contributos para a prática pedagógica foram:

  • Adoção de metodologias mais participativas e centradas no aluno.
  • Valorização da componente emocional e da escuta ativa na relação pedagógica.
  • Criação de redes de parceria com instituições locais para potenciar recursos.
  • Integração da multiculturalidade e da diversidade como valor educativo.
  • Implementação de práticas de autoavaliação e planeamento colaborativo.
    A experiência Erasmus+ revelou-se altamente enriquecedora, não só pela troca de conhecimentos e práticas educativas, mas também pela confirmação de que a educação de adultos e a intervenção em meios vulneráveis deve ser contínua, integrada e com uma forte componente humanista. O trabalho que se realiza nos centros comunitários do Funchal alinha-se com as tendências europeias de educação inclusiva e comunitária, reforçando o papel da Escola Básica com Pré-escolar Dr. Eduardo Brazão de Castro como agente de mudança social.
    Esta mobilidade só foi possível, pela disponibilidade e amabilidade das equipas dos CFA Bon Pastor e Trinitat Vella pela calorosa receção e partilha de experiências. Agradecemos ao Presidente do Conselho Executivo, Prof. Nuno Jardim, pela sua visão e reconhecimento da importância destas mobilidades, ao Coordenador do projeto Erasmus+, Prof. Marco Melo, responsável por toda a organização e concretização de todos os procedimentos inerentes às mobilidades e por fim, à Secretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologia pelo apoio contínuo ao trabalho desenvolvido, pela escola e pelos seus docentes .
    Tal como nos CFA de Barcelona, a intervenção da Brazão de Castro aposta numa educação transformadora, capaz de responder às necessidades reais da comunidade, promovendo a equidade, a inclusão e o desenvolvimento de competências essenciais para a autonomia e empregabilidade.
Partilhe este artigo