Dia Mundial do Animal

No dia 4 de outubro festejou-se o “Dia Mundial do Animal. A nossa escola reuniu a colaboração de vários projetos e clubes e durante toda a semana apresentou uma série de atividades que envolveram toda a Comunidade Educativa.

A Associação “Ajuda a alimentar cães” esteve presente na nossa escola, através de duas voluntárias, com o cão “Sky”, sensibilizando toda a Comunidade Escolar sobre a importância de cuidar, proteger, respeitar e de uma adoção consciente. Os alunos também foram surpreendidos com a interação de um coelho, de forma a permitir a socialização responsável e consciente.

No hall de entrada, bem como no espaço GaleArte do edifício Brazão de Castro, foi projetado um filme sobre santuários de animais selvagens. No âmbito do Plano Nacional de Cinema foram selecionados e facultados alguns filmes temáticos sobre animais para os professores exibirem nas suas aulas e realizarem debates sobre as mensagens que eles transmitem e sobre a importância de cuidar, bem como dos nossos animais de estimação.

Na biblioteca foi realizada uma homenagem a São Francisco de Assis, padroeiro dos animais.

A associação “VegMadeira” realizou um lanche com a oferta de alimentos livres de produtos de origem animal.

Durante a semana foi realizada uma angariação de fundos, no edifício Lombo Segundo, no edifício Brazão de Castro e no Centro Comunitário Regional para a Associação “Ajuda a alimentar cães”.

Esteve patente uma exposição de desenhos sobre animais do aluno Pedro Chaves do 9º2.

Tudo isto só foi possível com o envolvimento de toda a Comunidade Educativa, a ajuda do “Plano D” e do Supermercado “Super São Roque” que acolheram a importância da celebração deste dia e nos ofereceram produtos para a elaboração dos lanches.

“A grandeza de uma nação pode ser julgada pelo modo como os seus animais são tratados.” Mahatma Gandhi.

Partilhe este artigo