- Escola
- Alunos
- Professores
- Clubes e Projetos
-
-
- Clubes e Projetos
- Ajuda a Ajudar
- Desafios
- Parlamento Jovem
- Basquetebol
- Digiarte
- P. R. de Educação Rodoviária
- Biblioteca +
- Eco-Escolas
- Projeto Atlante
- Body&Soul
- Educação Alimentar
- Projeto Barco
- Cinema e Arte Digital
- Escola Azul
- RobMat
- Clube Europeu
- Futsal
- Teatro
- Clube CIC
- Jardim do Galeão
- Viver com Saúde
- Dança
- Núcleo de Música
- Voleibol
- Dança - Desporto Escolar
- Erasmus+
- Clubes e Projetos
-
-
- Notícias
Formandos do curso EFA aprendem sobre tecnologia adaptada e grafia braille
Os formandos das turmas Técnico de Apoio Familiar e de Apoio à Comunidade-iniciação (TAFACi) e Técnico de Apoio Familiar e de Apoio à Comunidade-continuação (TAFACc) do curso EFA, participaram num workshop pedagógico sobre “Tecnologia adaptada e noções básicas da grafia braille para a língua portuguesa”, entre os dias 8 de maio e 7 de junho. O workshop foi uma iniciativa da docente Liliana Guerra e teve como objetivo divulgar equipamentos e tecnologias adaptadas a pessoas com necessidades especiais, especialmente pessoas com deficiência visual, e promover competências básicas para a utilização da grafia braille.
A atividade foi realizada no âmbito do curso Técnico de Apoio Familiar e de Apoio à Comunidade, que visa qualificar profissionais aptos a prestar cuidados de apoio direto a indivíduos no domicílio ou em contexto institucional, nomeadamente crianças, jovens, idosos, pessoas com deficiência e pessoas com outro tipo de dependência funcional, temporária ou permanente. Os formandos tiveram a oportunidade de consolidar as competências adquiridas no curso e ainda desenvolver novos conhecimentos e habilidades essenciais para a promoção efetiva da inclusão social e comunitária de pessoas com deficiência ou outros tipos de dependência funcional.
Durante o workshop, os formandos identificaram barreiras no acesso à informação, experimentaram diversos equipamentos e tecnologias adaptadas para acesso alternativo ao computador, utilizaram funções de acessibilidade no computador e no smartphone e aprenderam noções básicas da grafia braille para a língua portuguesa. O workshop foi uma experiência enriquecedora e motivadora para os formandos, que puderam ampliar seus horizontes profissionais e pessoais.