Visita à Assembleia Legislativa da Região Autónoma da Madeira

No âmbito das atividades definidas no Plano Anual de Escola e da disciplina de Cidadania e Profissionalidade, as turmas TADMI, TAE, TADMC, NS I, TINF I, TINFC, TAFAC I e TAFAC realizaram, no dia 30 de janeiro, uma visita à Assembleia Legislativa da Região Autónoma da Madeira (ALRAM). A visita de estudo foi realizada pelas professoras Ana Paula Mateus e Emília Camacho (em coordenação com a Dra. Rubina Leal).

O grupo (alunos/professoras) foi simpaticamente recebido pelos responsáveis Dra. Carmo Jesus e Dr. Maurício Ornelas, que possibilitaram a visita aos locais emblemáticos da ALRAM.

Os objetivos da atividade foram alcançados, nomeadamente: fomentar a transversalidade dos currículos, promovendo o conhecimento da ALRAM; incutir o sentido de cidadania nos alunos/formandos; promover a cooperação/interajuda entre os elementos da comunidade educativa; promover o sentido crítico, a intervenção pertinente e aquisição de novos conhecimentos; reforçar o trabalho colaborativo entre os intervenientes no processo educativo; e abordar o tema “instituições e participação democrática” da Estratégia de Educação para a Cidadania na Escola.

E por fim, os alunos participantes manifestaram satisfação pela visita proporcionada e em contexto de sala de aula, debateram/refletiram o papel deste órgão de soberania na construção da vida democrática.

Partilhe este artigo