Comemorações do dia da Europa

Decorreu no passado dia 9 de maio pelas 10h, no auditório da escola Básica com Pré-escolar Dr. Eduardo Brazão de Castro, uma conferência com a participação de mais de 100 alunos alusiva à comemoração do Dia da Europa. Os oradores Edgar Garrido (assessor da eurodeputada Cláudia Aguiar) e Marco Melo (Clube Europeu) falaram aos alunos sobre a União Europeia, nomeadamente a história, o funcionamento, os valores e a importância da paz. A eurodeputada Cláudia Aguiar, participou através de um vídeo, onde explicou o papel dos eurodeputados e o trabalho desenvolvido pela mesma no parlamento europeu.

O Dia da Europa é comemorado anualmente a 9 de maio, para festejar a paz e a unidade do continente europeu. A data assinala o aniversário da histórica «Declaração Schuman» (9 de maio de 1950). Esta Declaração expôs a visão do ministro francês dos Negócios Estrangeiros, Robert Schuman, de uma nova forma de cooperação política na Europa, que tornaria impensável uma guerra entre os países europeus.

A atividade atingiu plenamente os objetivos definidos que visavam o reforço da cidadania europeia, a demonstração do poder das democracias e a importância da cooperação e da unidade para alcançar objetivos comuns.

Partilhe este artigo