Dia Internacional da Tolerância

No dia 14 de novembro, as formadoras Emília Camacho e Verónica Pacheco dinamizaram uma atividade conjunta com as turmas EFA – NSi e NSc, com o propósito de assinalar o Dia Internacional da Tolerância, celebrado a 16 de novembro.
A sessão iniciou-se com uma breve meditação, sensibilizando os formandos para a importância do respeito e da tolerância. Seguidamente, as formadoras implementaram uma versão adaptada da “História do lápis” de Paulo Coelho, em que os formandos foram incentivados a explorar as cinco qualidades do lápis e a relacioná-las com situações reais de tolerância, quer para consigo próprio, quer para com os outros.
A finalizar esta dinâmica, formandos e formadoras completaram a frase “Eu posso ser mais tolerante quando…”. As frases foram reunidas numa tela, distribuídas aleatoriamente e partilhadas em círculo pelos participantes.
O balanço foi francamente positivo, evidenciando cooperação, respeito mútuo e abertura ao diálogo. A atividade permitiu articular as dimensões “Direitos Humanos”, “Pluralismo e Diversidade”, “Ética” e “Integridade” da Estratégia de Educação para a Cidadania na Escola, promovendo práticas mais inclusivas e humanistas.











