Inclusão social e comunitária das Pessoas com Deficiência

Caros membros da comunidade educativa,

A nossa escola associa-se à celebração do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, que se assinalou a 3 de dezembro, e convida toda a comunidade educativa a envolver-se nas atividades que decorrerão ao longo do mês de dezembro. Estas atividades têm como objetivo sensibilizar para a inclusão social e comunitária das pessoas com deficiência, valorizar a sua diversidade e contribuir para uma cidadania ativa, de acordo com a Estratégia de Educação para a Cidadania na Escola (EECE) e o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. As atividades sugeridas são as seguintes:

– Assistir a entrevistas e vídeos feitos por alunos da nossa escola e promover o diálogo e a reflexão sobre os assuntos tratados.


– Assistir a reportagens, vídeos, filmes e/ou curtas-metragens que retratam a situação das pessoas com deficiência e analisar criticamente os desafios que enfrentam.


– Conhecer e debater alguns documentos fundamentais que defendem os direitos e a participação das pessoas com deficiência como a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.


– Identificar e registar, em fotografia e/ou em vídeo, exemplos de barreiras nos transportes, barreiras arquitetónicas, instrumentais, comunicacionais e sociais ou atitudinais que limitam a inclusão, a acessibilidade e a mobilidade das pessoas com deficiência ou com limitações na sua autonomia, na nossa escola e na comunidade envolvente, e propor soluções para as eliminar ou minimizar.

– Experimentar algumas modalidades desportivas adaptadas, como Boccia, Goalball e Voleibol Sentado, ou outras, que permitem a prática desportiva inclusiva e o desenvolvimento de competências físicas, cognitivas e sociais.

Esta é uma oportunidade para reafirmarmos o nosso compromisso com a inclusão, a acessibilidade e a igualdade de oportunidades para todos.

A coordenadora da EECE
Liliana Guerra

Partilhe este artigo