Semana do Departamento das Ciências Sociais e Humanas

A semana do Departamento das Ciências Sociais e Humanas decorreu entres os dias 2 e 5 de maio sob o lema “Desenvolvimento Sustentável” e traduziu-se num enorme sucesso, pela diversidade de atividades e sobretudo pela qualidade das mesmas que se traduziram num espaço de aprendizagem diferenciador. Todos os grupos disciplinares que compõem o departamento promoveram atividades que permitiram alcançar todos os níveis de ensino, desde o 1º ciclo aos EFA (Educação e Formação de Adultos), passando pelos CEF (Cursos de Educação e Formação de Jovens). Estivemos presentes nos polos, no edifício do Lombo Segundo e claro no Edifício Brazão de Castro.

O Grupo disciplinar de História promoveu no auditório uma palestra intitulada “O desenvolvimento da Madeira após a conquista da Autonomia” e que foi proferida pelo Dr. Alberto João Jardim; realizou, ainda, uma exposição subordinada ao tema “Desenvolvimento Sustentável – Água – Fonte de Vida” na época Romana e no tempo de D. João V em Portugal.

Já a disciplina de Geografia promoveu no auditório as palestras “O Parque Ecológico vai ao teu encontro” proferida pelo técnico ambiental Sr. Tomé Filipe e “Aquacultura: potencial e necessidade de cultivar o mar” cujo orador foi o Dr. Carlos Andrade, no polo da Quinta Falcão realizou-se a palestra “Impacto do lixo nos ecossistemas marinhos” proferida pela Dr.ª Soledad Álvarez. Este grupo realizou os jogos “Separar para reciclar resíduos” nos edifícios Brazão de Castro e Lombo Segundo. Promoveu ainda a exposição no átrio “Os resíduos vão à escola” e uma visita de estudo orientada ao Parque Ecológico do Funchal.

O grupo de Filosofia promoveu a exibição do filme “Capitães de Abril”, no âmbito da atividade “CineGaleão – Ciclos de Cinema na Escola”, seguida de debate sobre o tema “(Re)pensar a revolução e o potencial de sustentabilidade que criou” e elaborou uma exposição virtual “Contributos para o Desenvolvimento Sustentável – Caminhos para o envelhecimento sustentável”. A exposição virtual consiste ainda em dois trabalhos sobre a “Carta de Direitos das Pessoas com Deficiência” e sobre políticas públicas promotoras da inclusão social e comunitária das pessoas com deficiência, um vídeo sobre concretização dos 17 ODS da “Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável” e um trabalho que pretende promover a consciencialização sobre a “Sustentabilidade Social”.

No que se refere ao grupo disciplinar de Economia/Contabilidade, realizaram uma conferência designada “Desenvolvimento económico sustentável – desafios para a RAM” e que foi proferida pela engenheira Silvia Silva e pelo Dr. Raul Gonçalves, realizou ainda uma exposição intitulada “Ideias de negócios sustentáveis”.

Por fim no âmbito da disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica foi realizada uma visita de estudo ao Museu Quinta das Cruzes.

Partilhe este artigo