Visita cultural a Lisboa 2024

Nos dias 15, 16 e 17 de março de 2024, os alunos das turmas 1 e 2, de 9º ano, da nossa Escola em conjunto com os alunos de 9º ano da Escola Básica com Pré-escolar e Creche Dr. Alfredo Ferreira de Nóbrega Júnior visitaram a cidade de Lisboa. Esta atividade só foi possível com a inestimável ajuda do Colégio dos Salesianos de Lisboa. No primeiro dia, os alunos tiveram o privilégio de se deslocar, em primeiro lugar, ao Centro Comercial Colombo e, posteriormente, ao município de Cascais. Aí, passearam nas pequenas ruas até à Praia dos Pescadores e, alguns deles puderam usufruir de um passeio na roda gigante. Em seguida, na freguesia de Belém, viram o Mosteiro dos Jerónimos, o Padrão dos Descobrimentos e a Torre de Belém. Depois do passeio, tiveram a oportunidade de degustar os célebres pastéis de Belém.
No segundo dia, decorreu uma visita ao Jardim Zoológico de Lisboa e, na Baía dos Golfinhos, viram um espetáculo diversificado com acrobacias, truques e exercícios aquáticos entre os golfinhos e seus treinadores.
Pela tarde, visitaram o Museu Cosme Damião, museu dedicado à história do Benfica, da cidade de Lisboa e do mundo. Posteriormente, através de uma visita guiada, ficaram a conhecer os meandros do estádio do Clube Sport Lisboa e Benfica.
No terceiro e último dia da atividade, pela manhã, percorreram o Oceanário de Lisboa, através de uma visita guiada efetuada por biólogos marinhos, que os fizeram perceber e fruir de uma exposição, com uma vasta coleção de seres vivos, entre animais e plantas de 500 espécies diferentes. Em seguida, no Parque das Nações, fizeram o percurso de teleférico onde puderam contemplar a panorâmica global da área, nomeadamente as lindas vistas sobre o rio Tejo, a ponte Vasco da Gama e áreas circundantes.
Pela tarde, foram ao Castelo de São Jorge, monumento nacional, implantado na mais alta colina de Lisboa proporcionando lindas vistas sobre a cidade e sobre o estuário do rio Tejo.
Esta atividade evidenciou-se como um complemento muito importante de enriquecimento curricular, permitindo aos alunos aprender de forma diferente, saindo do meio escolar e explorando novos ambientes, sendo relevante a interação entre pares e a socialização, conseguindo-se, com esta atividade, promover uma escola de todos e para todos.

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